O SpamAssassin é um sistema inteligente, que analisa cada mensagem que chega no servidor, e através de regras próprias, determina se o email é um SPAM ou não. Se for considerado SPAM, o assunto do email pode ser modificado para alertar o remetente, e no corpo da mensagem é incluída um breve relatório, explicando o porque daquela mensagem ser classificada como SPAM.
O SpamAssassin não vai apagar emails considerados SPAM, até porque o sistema não é 100% preciso, falsos positivos podem ocorrer, mas é raro.
Ao receber um email, o SpamAssassin analisa o conteúdo, procurando sentenças já classificadas como SPAM, textos com muito uso de HTML, domínio do remetente diferente do servidor que enviou a mensagem e muitos outros detalhes. Para cada indício de SPAM, o email vai ganhando pontos, se atingir 5 pontos, é classificado como SPAM. Portanto, não basta o email ter a palavra "viagra" para ser considerado SPAM, é preciso que o email tenha outros indícios característicos de SPAM para ser classificado como tal.
O SpamAssassin é atualizado regularmente, para que novas regras entrem no sistema, e passem a detectar os SPAMs com maior precisão.
Ao ativar o SpamAssassin em seu site, você pode cadastrar determinados emails e dominios na lista branca, de forma que estes nunca sejem marcados como SPAM, e tem também a lista negra, onde você pode cadastrar os domínios e emails considerados SPAM.
Além disso, você deve ativar a opção "rewrite subject" (re-escrever o assunto) para que o SpamAssassin inclua alguma identificação no assunto do email que tem SPAM, assim você poderá criar um filtro no seu programa de email, para excluir estas mensagens ou enviá-las para uma pasta de emails suspeitos.
Veja como configurar o SpamAssassin:
1) Entre no painel de controle do seu site;
2) Clique no ícone "EMAIL", logo após será exibido o menu do gerenciado de email, clique na opção "SPAM ASSASSIN"
3) Vai aparecer a tela de configuração do "SPAM ASSASSIN", clique em "HABILITAR SPAM ASSASSIN" (enable spam assassin), aguarde alguns segundos para a ativação, depois clique em VOLTAR (back)
4) Agora ative o recurso de re-esrever o titulo do email. Isso é necessário para que você saiba qual email é SPAM ou não. Clique em "CONFIGURAR SPAM ASSASSIN" (configure spam assassin).
5) Nesta tela, no primeiro campo é o total de pontos para um email ser considerado SPAM. Recomendamos 5 pontos, abaixo disso o SPAM ASSASSIN fica muito sensível e mensagens normais podem ser consideradas SPAM, e acima de 5 pontos o SPAM ASSASSIN pode deixar escapar alguns SPAMS.
6) Ainda na mesma tela, no segundo campo você deve informar qual a palavra vai aparecer no titulo da mensagem que for considerada SPAM. O padrão é ******SPAM******, recomendamos deixar assim.
7) Nos próximos campos existem:
WHITE-LIST (lista branca), que é a lista de emails ou dominios que não devem ser analisados pelo SPAMASSASSIN. Ideal para colocar o dominio de clientes e amigos.
BLACK-LIST (lista negra), a lista que o SPAM ASSASSIN vai sempre considerar como fonte de SPAM, sem contar os pontos. Se você conhece algum email ou dominio com SPAM, voce pode adicionar nesta lista.
8) Clique em GRAVAR (save) e o SPAMASSASSIN já estará ativado e configurado.
O QUE FAZER A PARTIR DE AGORA ?
Agora verifique seus emails, assim que um email for considerado SPAM pelo SPAMASSASSIN o assunto (subject) dele será renomeado para *****SPAM***** (ou outra palavra que você tenha configurado). Com isso você pode montar um filtro para tratar estas mensagens.